Estudantes do Mestrado em Desastres Naturais da UFSC participam de estágio no Cemaden

21/06/2017 08:41

Vale do Itajaí é o principal foco das pesquisas do curso

Estudantes do Mestrado em Desastres Naturais da Universidade Federal de Santa Catarina participam nesta semana de um estágio no Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais, em São José dos Campos (SP). Nove das 14 pesquisas dos estudantes têm como foco o Vale do Itajaí. Entre os trabalhos estão a estimativa de danos de inundação, análise de áreas susceptíveis a deslizamentos e gestão e comunicação de riscos em cidades como Blumenau, Gaspar, Timbó e Brusque.

No Cemaden, os estudantes vão acompanhar de perto o monitoramento e o sistema de alertas de riscos de desastres do Brasil, com foco em Santa Catarina. Ao fim das pesquisas os trabalhos poderão servir de subsídio para as Defesas Civis dos municípios na elaboração de mapas de suscetibilidade de áreas de risco e monitoramento e alerta de desastres naturais. O mestrado profissional em Desastres Naturais é pioneiro no Brasil e foi viabilizado com apoio da Agência Nacional de Águas (ANA).