Estrutura Curricular

ESTRUTURA DO CURSO

Para obtenção do grau de Mestre em Desastres Naturais, o aluno deverá cumprir um conjunto requisitos que incluem as seguinte atividades, desenvolvidas em um período de, no máximo, 24 meses:

  • 12 créditos em disciplinas obrigatórias

Este módulo é composto por um conjunto de disciplinas de caráter obrigatório que, em função da diversificação na formação acadêmica dos ingressantes, visa homogeneizar os conhecimentos dos alunos, propiciando uma compreensão crítica ampla e sólida os temas relacionados à suscetibilidade ambiental e à vulnerabilidade social aos desastres naturais, fornecendo os fundamentos metodológicos e científicos para a produção de pesquisas aplicadas.

  • 12 créditos em disciplinas optativas/eletivas

Este módulo é formado por um conjunto de disciplinas optativas, relacionadas às duas linhas de pesquisa do curso, que visa oferecer aos alunos o aprofundamento da formação acadêmica profissional através dos conhecimentos específicos teóricos e técnicos em diferentes temas relacionados aos desastres naturais e que subsidiam as atividades de pesquisa no mestrado profissional.

  • Proficiência em Língua Estrangeira

Até o ato de matrícula inicial no curso, o aluno deverá comprovar proficiência em uma língua estrangeira moderna.

  • Exame de Qualificação

No exame de qualificação, o mestrando deverá apresentar e defender seu projeto de mestrado profissional perante uma comissão examinadora, conforme o regulamento do curso, após terem sido completados todos os créditos e no prazo máximo previsto no regimento do curso.

  • Estágio Profissional

Realização pelos acadêmicos de estágio obrigatório, valendo 02 créditos, em instituição de atuação técnica na área de desastres naturais, com o objetivo de ampliar a visão aplicativa dos conhecimentos adquiridos no curso, reforçando a qualificação técnico-profissional do egresso.

  • Trabalho de Conclusão de Curso 

A dissertação ou trabalho final de conclusão de curso equivalente corresponde à 04 créditos e consistirá em trabalho de investigação sobre um assunto correspondente à área de concentração e à linha de pesquisa, realizado sob a orientação de um professor membro do corpo docente e apresentado e defendido conforme o regulamento do curso.

A aprovação do trabalho de conclusão de curso e o cumprimento de todos os demais requisitos relacionados dará direito ao Diploma de Mestre em Desastres Naturais.

Observações:

  1. Cada disciplina poderá corresponder a 02 (dois), 03 (três) ou 04 (quatro) créditos. Uma unidade de crédito corresponde a 15 (quinze) horas-aula.
  2. Regime de oferta das disciplinas e horários das aulas:As disciplinas serão ofertadas em regime trimestral. Algumas disciplinas/módulos poderão ser ministrados de forma concentrada. As aulas serão presenciais e ministradas, preferencialmente, nas quintas-feiras a noite, nas sextas-feiras pela manhã e tarde e aos sábados.

Lista de Disciplinas do PPGDN