Estrutura Curricular
ESTRUTURA DO CURSO
O Mestrado Profissional em Desastres Naturais funciona em regime letivo trimestral e as disciplinas do curso são, em geral, ministradas entre quinta-feira e sábado. O prazo para conclusão do curso é de 24 meses.
Para obtenção do grau de Mestre em Desastres Naturais, o mestrando deverá cursar um mínimo de 30 créditos e demais requisitos, conforme detalhamento indicado abaixo:
- 10 créditos em disciplinas obrigatórias
As disciplinas obrigatórias do curso, em função da formação acadêmica diversa dos ingressantes, visam propiciar aos alunos uma compreensão crítica ampla e sólida de temas relacionados à suscetibilidade ambiental e à vulnerabilidade social aos desastres naturais, fornecendo os fundamentos metodológicos e científicos para a produção de pesquisas aplicadas na área de concentração e linhasde pesquisa do PPGDN.
- 12 créditos em disciplinas optativas/eletivas
As disciplinas optativas, relacionadas às duas linhas de pesquisa do curso, permitem aos alunos o aprofundamento da formação acadêmica profissional através dos conhecimentos específicos teóricos e técnicos em diferentes temas relacionados aos desastres naturais e que subsidiam as atividades de pesquisa no mestrado profissional.
- 02 créditos em atividades extraclasse (de extensão)
As atividades extraclasse são complementares à formação acadêmica proposta no mestrado profissional e incluem itens como a apresentação de trabalhos em eventos científicos, a participação em palestras, comissão organizadora de eventos, participação em projetos, entre outros.
- 02 créditos em Estágio Profissional Obrigatório
A realização pelos acadêmicos de estágio profissional obrigatório, em instituição de atuação técnica na área de desastres naturais, tem com o objetivo ampliar a visão do mestrando quanto à aplicação dos conhecimentos adquiridos no curso, reforçando a qualificação técnico-profissional do futuro egresso.
- Exame de Qualificação
O Exame de Qualificação, é realizado até 15 meses após o ingresso do mestrando no curso. Nesta etapa este deverá apresentar e defender perante uma comissão examinadora o seu projeto de trabalho de conclusão de curso, com os resultados preliminares, conforme previsto no regulamento do PPGDN.
- Trabalho de Conclusão de Curso
O trabalho final de conclusão de curso corresponde a obtenção de 04 créditos e consistirá em trabalho de investigação sobre um assunto pertinente à área de concentração e a uma das duas linhas de pesquisa do programa, conforme as respectivas temáticas divulgadas em cada processo seletivo para ingresso no curso.
O trabalho de conclusão de curso poderá ser apresentado na forma de dissertação ou outros formatos previstos para os mestrados profissionais. Será realizado sob a orientação de um professor membro do corpo docente, com apresentação e defesa pública conforme regulamento institucional.
A aprovação do trabalho de conclusão de curso e o cumprimento de todos os demais requisitos relacionados dará direito ao Diploma de Mestre em Desastres Naturais.
Observações:
- Cada disciplina poderá corresponder a 02 (dois) ou 03 (três) créditos. Uma unidade de crédito corresponde a 15 (quinze) horas-aula.
- Regime de oferta das disciplinas e horários das aulas: As disciplinas poderão ser ministradas ao longo de cada trimestre ou ser ofertada de forma concentrada. As aulas serão presenciais e ministradas, preferencialmente, nas quintas-feiras no período diurno e ̸ ou noturno, nas sextas-feiras pela manhã e tarde e aos sábados.