Defesa Civil de Santa Catarina e UFSC assinam Termo de Cooperação Técnica

21/11/2018 20:37

Nesta terça-feira 20, foi assinado o Termo de Cooperação Técnica entre a Secretaria de Estado da Defesa Civil (SDC) e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A iniciativa tem como objetivos desenvolver ações nas áreas de ensino, pesquisa e extensão voltadas à redução de riscos e de desastres no estado de Santa Catarina, bem como integrar a UFSC ao Comité Técnico Científico de apoio ao Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CIGERD) da SDS.

Conforme destacado pela SDS, a UFSC tem um papel fundamental na formação profissional e atua em áreas de estudo reconhecidas na redução de riscos e de desastres.

O Reitor Ubaldo Cesar Balthazar destaca que termos de cooperação técnica como este são muito importantes tanto para a universidade quanto para a SDC.

Para o Secretário de Estado da Defesa Civil João Batista Cordeiro Junior, a cooperação entre as duas instituições poderá ensejar o desenvolvimento de pesquisas e estudos com foco em áreas de interesse da Secretaria, através de cursos de graduação como a Meteorologia, Geografia, Geologia, Engenharias, entre outros, bem como com a Pós-Graduação  em Desastres Naturais, podendo  contribuir para elevar a produção científica do Estado na área de redução de riscos e auxiliando na prevenção e mitigação.