Cemaden recebe alunos da Universidade Federal de Santa Catarina para o III Curso de Pesquisa Integrada em Riscos e Desastres

13/09/2022 13:04
Curso 5.jpg
Qualificação contou com cinco dias de atividades práticas e teóricas para alunos do Programa de Pós-Graduação em Desastres Naturais da UFSC

A semana entre 29 de agosto e 2 de setembro foi de muito aprendizado para 18 estudantes e dois professores do Programa de Pós-Graduação em Desastres Naturais (PPGDN) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Eles participaram do III Curso de Pesquisa Integrada em Risco de Desastres (PIRD), realizado no Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) – unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (CMTI).

Mesclando atividades práticas com embasamento teórico voltados a sistemas de alertas de riscos de desastre, o curso contribuiu para a formação multidisciplinar de seus participantes. Para tanto, o PIRD contou com a participação de pesquisadores e tecnologistas do Cemaden, além de convidados de outras instituições, como o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CENAD) e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

A programação do curso foi constituída de quatro sessões temáticas, que permitiram o debate entre pesquisadores do Cemaden e alunos do PPGDN, no intuito de colaborar para o desenvolvimento de suas dissertações. Os temas das sessões foram comunicação de risco, seca e fogo, processos geodinâmicos e vulnerabilidade e políticas públicas.

Aprendendo na prática

Como parte do curso, os estudantes participaram de um simulado, para conhecer  ferramentas e procedimentos adotados pelo Cemaden para emissão de alertas. Além disso, também foi realizada uma atividade prática em Campos do Jordão. A ação na cidade serrana contou com o apoio do professor da UFRN e pesquisador visitante no Cemaden, Lutiane Almeida,. A equipe da Defesa Civil de Campos do Jordão acompanhou o trabalho.

“Os alunos aprenderam muito. Acredito que ao término do curso, eles saem com outra experiência profissional”, afirmou o professor da UFSC, Masato Kobiyama, que acompanhava o grupo.

Multidisciplinaridade

Os alunos do PPGDN atuam em diversas áreas: Oceanografia, Geologia, Engenharias Civil e Ambiental e Assistência Social são alguns exemplos. O trabalho é desempenhado em instituições como Prefeituras, secretarias estaduais, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, entre outras.

“Nosso intuito com o PIRD é proporcionar aos participantes um espaço de diálogo entre pesquisadores assim como da prática de um centro de monitoramento”, afirma a pesquisadora Silvia Saito, organizadora do curso e docente do PPGDN. “Essa interação estimula a formação multidisciplinar dos alunos do PPGDN, tão necessária para aqueles que atuam em riscos e desastres”, completa.

Fonte: Publicado em 12/09/2022 09h39 Atualizado em 12/09/2022 09h40 em https://www.gov.br/cemaden/pt-br/assuntos/noticias-cemaden/cemaden-recebe-alunos-da-universidade-federal-de-santa-catarina-para-o-iii-curso-de-pesquisa-integrada-em-riscos-e-desastres