Convite para Evento

18/07/2023 16:53

Sobre o evento

A região Sul do Brasil tem sofrido com grandes catástrofes em anos de atuação do Fenômeno El Niño. Os eventos mais intensos deste fenômeno ocorreram nos anos de 1972-1973, 1982-1983, 1988-1989, 1991-1992, 1997-1998, 2015-2016, sendo os que mais \impactaram os três Estados do Sul (Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná) foram os El Niños de 82/83 e 97/98, causando danos humanos, materiais e ambientais.

No caso particular do Estado de Santa Catarina (SC), devido à sua posição geográfica e à conformação topográfica com vales encaixados, é comum que o excesso de chuva associado ao evento de El Niño resulte em inundações abrangentes e escorregamentos generalizados que podem afetar sua economia como um todo. No entanto, essas situações podem ser mitigadas por meio de boas previsões climáticas e meteorológicas, bem como uma preparação adequada das populações e setores econômicos.

Nos últimos anos houve um avanço significativo em recursos de infraestrutura para o monitoramento e previsão de fenômenos hidrometeorológicos, principalmente ligados à ocorrência de eventos extremos. Ainda, observa-se que a comunidade científica tem realizado estudos e pesquisas voltados para a caracterização e previsibilidade destes eventos.

No entanto, a comunidade científica e profissional ainda carece de um avanço nas discussões técnicas por parte dos profissionais de Meteorologia, Hidrologia, Agronomia e Geologia diretamente ligados a setores estratégicos da sociedade, sem desconsiderar outras áreas.

Diante deste contexto, a Associação Catarinense de Meteorologia (ACMET), entidade representativa dos profissionais de Meteorologia de SC, em conjunto com as instituições operacionais e de ensino e pesquisa da Região Sul, promove o Workshop El Niño 2023/2024 – Seus Impactos no Sul do Brasil. Este evento será realizado dia 28 de julho de 2023, em Florianópolis – SC. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas no site  do evento.

A ACMET conta com parceiros estratégicos na realização e organização deste evento, sendo eles a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina/Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (EPAGRI/CIRAM), a Defesa Civil  de Santa Catarina (DC-SC), a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Participam também outras empresas e entidades de classe da Região Sul do Brasil.

A expectativa deste evento é reunir um público de profissionais qualificados para viabilizar discussões técnicas relativas ao fenômeno El Niño 2023/2024.

INSCRIÇÕES E MAIS DETALHES SOBRE O EVENTO: https://www.even3.com.br/workshop-el-nino2023/.